Surto de infecção

MP abre procedimento para apurar mortes por infecção em Santa Maria

18.302

Nesta quarta-feira, o Ministério Público de Santa Maria instaurou um procedimento que visa colher informações que possam ajudar no esclarecimento do denominado "surto de infecção intestinal" ou "diarreia infecciosa" da cidade. Conforme o promotor Joel Dutra, o objetivo é identificar quais medidas ao município e a escola tomaram, ouvir familiares, sobretudo das crianças que morreram em decorrência da doença e acompanhar o caso.

- Primeiro, estou colhendo informações dos órgãos públicos como Lacen, Secretaria de Saúde e Vigilância Sanitária para que passem o que, até o momento, foi apurado, além de esperas a finalização de alguns exames. Vou solicitar informações atuais e quais foram as diligências para sanar a possibilidade de um novo surto - esclareceu Dutra.

VÍDEO: familiares de crianças que perderam a vida após infecção fazem apelo

O primeiro óbito, de Murilo Brasil Brum, de 5 anos, aconteceu em 22 de dezembro quando. No dia 24, Antônia Pradie, 4 anos, morreu em Porto Alegre. As crianças estudavam na Escola de Educação Infantil do Sesi, no Bairro Patronato. Além delas, a mãe de um aluno da mesma instituição chegou a ser internada no CTI e liberada. 

De acordo com o boletim divulgado nesta sexta-feira, do dia 26 de dezembro ao dia 1º de janeiro, 1.522 pessoas (entre adultos e crianças), procuraram atendimento, na rede pública e privada, com sintomas de infecção de intestinal. Antes disso, nos dias 24 e 25 de dezembro, quando o alerta do surto foi oficializado, o número de pessoas com sintomas era 269. Isso totaliza 1.791 pessoas em um período de nove dias.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

VÍDEO: Santa Maria inaugura ambulatório para pessoas trans

Prefeitura investiga se criança com diarreia aguda tem relação com surto de infecção Próximo

Prefeitura investiga se criança com diarreia aguda tem relação com surto de infecção

Saúde